Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Pinturas - 7.º EV

Este projeto foi realizado, no ano letivo de 2007/2008, pelos alunos do 7.º ano na disciplina de Educação Visual no Colégio de São José em Coimbra.

Esta iniciativa não surgiu do nada! Surgiu na sequência da união de todas as Escolas Católicas da região de Coimbra, em torno do apoio à instituição Casa dos Pobres, sobre o qual o nosso departamento de Artes e Desporto idealizou um projecto, que consiste na elaboração de várias telas por cada aluno, com o intuito de, posteriormente, proceder à sua venda e, desta forma o montante adquirido a posteriori ser entregue à referida instituição que está a ser apoiada.

Enquanto escola católica e coadjuvante deste processo e sendo o espírito de solidariedade uma forma de estar na nossa relação com os outros, resolvemos avançar com esta vontade e ideia. Mesmo sabendo que os autores das telas não ficariam com elas, o empenho foi magnífico tendo sido realizadas verdadeiras obras de arte, dignas, certamente, de figurar numa galeria: a galeria das recordações e memórias de todo o tempo despendido para a concretização desta vontade. Os trabalhos presentes nesta exposição foram realizados pelos alunos do 6.º e 7.º anos do Colégio de São José, nas disciplinas de Educação Visual e Tecnológica (E.V.T.) e Educação Visual (E.V.), respectivamente. Estes trabalhos resultaram de uma vontade e de uma ideia: a de ajudar os outros com pinceladas perdidas, enganos disparatados, experiências com muito riso à mistura e muita vontade de fazer! Cada tela resultou de um esforço individual de cada aluno, em que nós docentes, pouco interviemos no acto da criação e no acto da realização porque queríamos que os alunos pudessem dizer a todos que as telas tinham sido criadas por eles para os outros.

Para muitos foi a primeira vez, para outros já se perdeu a conta das obras que fizeram com este material. Mas para todos foi um enorme prazer a concretização desta ideia e o resultado final fala por si.

Docentes responsáveis:
Nuno Gaspar

Teresa Lobo

Sem comentários:

Enviar um comentário